Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Invenção da Calculadora

Bem quem hoje em dia não usa uma calculadora no seu dia a dia para fazer simples contas, tanto para resolver pequenos problemas de matemática na escola, quanto para calcular o quanto está gastando em passagem por mês ou as contas para se pagar no final do mês, até mesmo pessoas que trabalham em sistemas financeiros e físicos ?
Mais em todo esse tempo você já pensou como ela foi inventada? Como ela foi feita?
Acredito que grande maioria das coisas que você usa hoje em dia você nem sabe como foi inventado, mas somente sabe que não saberia viver sem elas correto. 
Por conta disso, vamos nesse blog abri espaço para falar, de forma bem rápida e dinâmica, sem a chatice de conceitos e blablablá chato que vemos em muitos sites por ai.


Sim, essa imagem ao lado representa a 1° calculadora. Completamente manual, ela era (e é ainda) usada na China, assim como em vários outros povos, como egípcios, astecas, romanos, e por causa disso não tem como dizer que não existe exatamente um inventor definido. 
Ela existe a pelo menos a 1000 A.C, e era usada para fazer as contas, sem a necessidade de decorar os números e ao mesmo tempo o auxilio de um papel, papiro, ou qualquer outro tipo de superfície. Curiosidade, alguns povos usam o ábaco simplesmente por que não conseguiria no papel da uma solução para as contas que estoura-sem a base de 10, isto é se passa-se de 9 não sabiam o que iriam fazer para continuar a somar ou multiplicar.

Durante anos ele foi utilizado em diversos lugares do mundo, até que em 1642, Blaise Pascal inventou a primeira caculadora mecânica  aonde ele utilizava no seu dia a  dia para fazer contas para facilitar o seu trabalho de coleta de impostos.



Ela era bem rudimentar e possuía rodas dentadas, e só fazia apenas as operações de somar e diminuir (veja imagem ao lado).
Porem somente em 1623 que Wilhelm Schikard fez uma máquina de calcular que calcula-se as 4 operações básicas (somar, subtrair, multiplicar e dividir), assim melhorando o seu uso. Porem, ela ainda era completamente mecânica e por ser cara, tinha seu uso muito restrito.
Com o passar o tempo e com a miniaturização das peças é que ela passou a ser mais barata e acessível e o mais importante, um pouco mais portátil.
Mesmo assim essas calculadoras tinham que passar por constantes manutenções, pois com era totalmente manual, os desgastes das peças faziam que as contas sai-sem com os resultados errados e até mesmo paravam de funcionar.
Comparada as calculadoras portáteis de hoje em dia, vemos como ela teve grande evolução, a ponto de um relógio de pulso poder fazer contas simples.
Somente em 1967 Jack Kilby desenvolveu a primeira calculadora eletrônica  apenas para poder demonstrar potencial de miniaturização dos eletrônicos com o circuito integrado.

Com isso, e com a necessidade de se ter um a calculadora mais confiável e que pudesse comportar mais casas decimais, as calculadoras foram evoluindo, até se tornar o que vemos hoje em dia, de simples calculadoras que temos em nossos celulares a até mega computadores, que fazem contas absurdas e com precisões cada vez mais assustadoras.


Para quem quiser mais informações sobre a história da calculadora:


http://criancasenumeros.blogspot.com.br/2012/11/o-abaco-tipos-surgimento-e-utilidade.html

http://guiadicas.net/calculadora/
http://claudiarosinha.wordpress.com/2010/06/20/calculadora-de-pascal/
http://www.infopedia.pt/$wilhelm-schickard
http://www.historiadetudo.com/calculadora.html
http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Schickard.html
http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2007/04/20/idgnoticia.2007-04-20.6917282098/
http://tecnologia.br.msn.com/fotos/galeria-de-fotos.aspx?cp-documentid=26083781&page=9
http://medinamarquezcomputo.blogspot.com.br/2011/01/instrumentos-precursores-ala.html
http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2007/04/20/idgnoticia.2007-04-20.6917282098/

Nenhum comentário: