Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

sábado, 29 de março de 2014

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Esse tipo de célula tem a capacidade de renovação através da mitose, podendo originar tipos especializados de células como as musculares, epiteliais, nervosas, etc.  

Foto do Blog Nalub7

As células-tronco são de três tipos gerais: células-tronco embrionárias, células-tronco adultas e as células pluripotentes induzidas.
As células-tronco embrionárias são formadas na massa celular interna de um blastócito, um embrião formado após 5 dias da fecundação. Essas células-tronco embrionárias tem a capacidade de, se receberem o estímulo necessário, se transformarem em células de algum outro tipo  específico como já falado anteriormente. Consequentemente, com essas transformações que podem ser diferenciadas de um caso para outro, podem-se formar tecidos inteiros como a pele.
Além da capacidade de se transformarem em outros tipos de células, as células-tronco podem também se multiplicar.

As células-tronco adultas tem a função de reparar danos e repor células do nosso organismo por toda a vida, tendo também a capacidade de transformação. As células-tronco da medula óssea, do fígado e do sangue do cordão umbilical são exemplos de células-tronco adultas.
As células-tronco pluripotentes induzidas foram desenvolvidas pelo cientista Shinya Yamanaka no ano de 2007.

Foto divulgação União Saúde

Shinya descobriu que inserindo no núcleo de uma célula adulta, um vírus contendo os genes oct-4, sox-2, Klf-4 e c-Myc, ocorria a alteração genética desta e consequentemente sua reprogramação para uma do tipo embrionário, ou seja não adulta. Esse experimento foi feito com uma célula epitelial, provando portanto que é possível obter células-tronco embrionárias pela alteração genética de células adultas já especializadas. 

Até a próxima!


Nenhum comentário: