Pages

Descrevendo a Leucemia

Quer saber um pouco mais sobre Leucemia? Leia o post e entenda!

Células-Tronco - A Esperança

As células-tronco são uma das grandes esperanças da ciência e da medicina nos últimos tempos para pesquisas voltadas para curas para certas doenças. Saiba mais como isso pode te salvar lendo o post Células-Tronco - A Esperança!

A Caneta Inteligente

Que tal uma caneta que te ajude na hora de escrever, indicando os seus erros de escrita? Leia a matéria e saiba mais sobre essa caneta!

A Eletricidade

O que é a eletricidade? Você sabe de onde de fato ela vem? Veja no post A Eletricidade e descubra mais sobre ela

O Grupo dos Halogênios

Vai fazer vestibular? Veja esse post O Grupo dos Halogênios e arrebente na prova!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Descrevendo a Leucemia

A leucemia é uma doença relacionada com problemas na geração de novas células sanguíneas na medula óssea. A doença consiste em uma produção em quantidade anormal de células imaturas da medula, neste caso, sendo glóbulos brancos. As células produzidas nesse quadro são anormais e sua produção em excesso dificulta o bom funcionamento da medula, prejudicando a produção de células vermelhas e plaquetas.


Foto reprodução Blog da Andreia Kely

Os glóbulos brancos combatem infecções, as células vermelhas transportam oxigênio para outras células e as plaquetas ajudam na coagulação sanguínea.
Assim, uma produção em quantidades desreguladas ou insuficientes destes elementos geram alguns sintomas da leucemia, como fadiga, perda de peso, palidez, infecções e hemorragias.

Foto reprodução Blog Kraci Indispenssável 

Dependendo do tipo de célula afetada e da velocidade de proliferação das células leucêmicas, a leucemia pode ser classificada como aguda ou crônica. As causas comprovadas desta doença ainda não são conhecidas, porém, acredita-se que a predisposição genética, fatores ambientais e alguns vírus podem estar relacionados ao aparecimento da doença. Essas suspeitas se devem:

Ao fato de alguns vírus causarem tipos raros de leucemia;

Existem famílias, raros casos, em que pessoas nascem com anomalias cromossômicas que aumentam a chance da pessoa vir a desenvolver a doença no futuro; 

Fatores como exposição a radiação, produtos tóxicos e a benzeno em indústrias já foram relacionados ao aparecimento da doença em alguns pacientes;

Pessoas com deficiências no sistema imunológico parecem ter uma predisposição maior a desenvolverem a doença, porque o organismo perde a capacidade de resistir a células estranhas;

Os tipos de leucemia são divididos em 4 grupos conforme são classificadas:

Agudas ou Crônicas - de acordo com a sua evolução clínica;

Mielóides ou Linfocíticas - em relação ao tipo de células que prolifera;


E ainda estão subdivididas em:

LMA – Leucemia Mielóide Aguda;

LMC – Leucemia Mielóide Crónica;

LLA - Leucemia Linfocítica Aguda;

LLC - Leucemia Linfocítica Crónica;


A fonte dessas informações são os seguintes sites e seus links:

Associação Portuguesa Contra a Leucemia - http://www.apcl.pt/n=1734
Sociedade Brasileira de Cancerologia - http://www.sbcancer.org.br/home2/site/index.php?option=com_content&view=article&id=119:leucemias&catid=29:artigos-sobre-cancer&Itemid=123


Até a próxima!

Nenhum comentário: